Qualidade do Sono – Melhor Colchão para Dor na Coluna
Qual o melhor colchão para dor na coluna? Saiba como deve ser a escolha do colchão para reduzir a dor nas costas e melhorar a qualidade do seu sono de acordo com médicos especialistas em coluna.
Índice
Fatores que atrapalham o sono
Já falamos em outros artigos sobre higiene de sono e apontamos as possíveis causas de alterações do sono sob a ótica psiquiátrica:
- Dormir com a televisão ligada (ou simplesmente ter uma TV no quarto)
- Usar o celular antes de dormir
- Ter uma rotina “bagunçada” com horários irregulares para acordar
- Ingerir cafeína a noite
- Ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir
- Uso de drogas estimulantes
Sabemos que a qualidade de sono é fundamental para uma vida saudável.
A insônia piora a ansiedade e a depressão. A falta de sono causa ganho de peso, irritabilidade, dificuldade de concentração e memória…
Mas este post surgiu de uma conversa com um médico especialista em coluna! Para um médico fisiatra as causas de uma noite de sono mal dormida costumam ser relacionadas a dor nas costas.
Se você sofre de dor na coluna, e percebe que já acorda com dor mesmo sem ter nenhuma lesão, talvez seu colchão seja o vilão!
O que dizem os especialistas em coluna
Os especialistas sugerem que a melhor posição para dormir é deitado de lado, com um travesseiro embaixo da cabeça. O objetivo é deixar a coluna menos curvada no eixo lateral.
Um bom colchão é fundamental para uma boa noite de sono.
Se nos lembrarmos que passamos cerca de 1/3 da nossa vida dormindo, escolher um bom colchão para a saúde da coluna deveria ser prioridade!
Se você sente dor nas costas durante o sono, ou se já acorda com dor você tem um motivo especial para se preocupar com a qualidade do colchão.
Meu colchão pode causar ou piorar minha dor nas costas?
Em primeiro lugar verifique se é possível identificar sinais de desgaste no colchão, como rasgos, ondulações ou afundamento de um dos lados.
Nos mexemos e mudamos de posição na cama em média 60 vezes por noite de forma automática e inconsciente.
Um colchão irregular, afundado, vai dificultar esses movimentos.
Dependendo da deformidade ainda pode impedir que as vértebras relaxem, aumentando a tensão, o cansaço e a sensação de dor nas costas.
O colchão ideal para a coluna deveria afundar alguns centímetros no máximo!
Tenho que trocar de colchão por causa da dor na coluna?
Se você costuma passar a noite mudando o tempo todo de posição, tentando encontrar uma maneira de se sentir confortável na cama, talvez esteja na hora de trocar seu colchão.
Além disso um colchão tem um tempo de vida útil. O ideal seria trocar seu colchão a cada 5 anos em média.
Infelizmente não temos o hábito de alterar a posição do colchão de tempos em tempos, o que poderia aumentar sua vida útil!
Como escolher um colchão novo se você tem dor na coluna
Existem muitas opções de colchão para quem sofre com dor na coluna.
Se seu colchão foi comprado há muito tempo, você vai se surpreender com a variedade de produtos disponíveis em qualquer loja de colchões!
Sugerimos que pesquise bastante as características de cada um dos tipos de colchão. E principalmente que teste diversas marcas e modelos.
O teste do colchão deve ser feito com calma. Deite-se por pelo menos 5 minutos na sua posição de dormir habitual e veja se sente alguma dor nas costas.
Caso sinta dor tente avaliar o local da coluna que mais incomoda, procurando a melhor posição (que não traga dor).
A pressa nesse momento pode significar alguns anos de noites mal dormidas por dor na coluna. Escolher o melhor colchão para dor na coluna depende de paciência nesta fase!
Boas lojas têm vendedores especializados que podem ajudar no processo. Se perceber que é o caso do seu vendedor, explique que sofre de dor na coluna e pergunte pelos melhores modelos de colchão para dor nas costas.
Existe um colchão ideal para quem tem dor nas costas? Qual o melhor colchão para dor na coluna?
Se você sofre com dores na coluna e gostaria de saber se existe um colchão ideal para quem tem dor nas costas, deve imaginar que esta é uma dúvida comum.
Não existe uma resposta simples para essa pergunta contudo.
Como explicamos no início do texto, um colchão de qualidade deve manter o alinhamento da coluna, cedendo alguns centímetros somente, o mais próximo da curvatura do seu corpo, dando apoio à coluna, mas sem forçá-la.
Isso porque durante o sono, é importante manter as curvas naturais da coluna vertebral.
Para quem é mais pesado o ideal será um colchão mais duro para seu corpo não afundar no colchão aumentando as curvas da coluna.
Já quem é mais magro pode escolher por um colchão mais macio. Um colchão mais duro pode não preservar as curvas do corpo além de ser desconfortável e mesmo prejudicial.
Para a maioria das pessoas dentro do peso normal um colchão de densidade média ou firme vai funcionar bem.
Mais uma vez: o importante é dar suporte ao peso do corpo mantendo as curvas naturais da sua coluna.
O melhor colchão para dor na coluna dependerá do teste adequado – não existe uma resposta única!
Então o colchão ortopédico é o melhor para quem tem dor nas costas?
Não necessariamente! Faça o test-drive com calma e veja se ele alivia a dor nas costas ou se a dor piora depois de alguns minutos.
Os colchões ortopédicos geralmente são muito mais duros que os colchões comuns, já que têm uma tábua de madeira entre as camadas de espuma.
Sabemos que a dureza excessiva do colchão pode prejudicar o conforto das colunas cervical e lombar. Isso quer dizer que em alguns casos podem atrapalhar ao invés de ajudar!
Colchão de espuma é bom para dor na coluna?
Existe uma infinidade de opções de colchões de espuma disponíveis. O interessante é que normalmente são mais acessíveis em termos de preço.
Por serem mais leves que os outros tipos de colchão, fica mais fácil fazer o “rodízio de pneus” que evitaria a formação das irregularidades que citamos no início do texto.
Contudo sua durabilidade é menor por conta do material.
Para quem tem dor nas costas e está pensando em adquirir um colchão de espuma, o fator mais importante é a chamada densidade do colchão – veja no site do INMETRO.
Colchão de mola ensacada é bom pra coluna?
Existem dois tipos de colchão de molas, as entrelaçadas e as molas ensacadas. Os modelos de molas entrelaçadas são também chamados colchões de molas bonnel, mais indicados para camas de solteiro pois os movimentos feito pelo corpo se alastram pelo colchão.
No caso dos colchões de molas ensacadas individualmente, também chamados colchões pocket, o efeito da pressão e movimento do corpo não se espalha por todo o colchão. Então ele permanece estável onde não há pressão, o que o torna a melhor opção para as camas de casal.
Algumas pessoas se adaptam muito bem ao sistema de molas, especialmente as ensacadas. Mas somente um bom teste poderá responder se o colchão de mola ensacada pode ser bom para seu problema de coluna.
Como dissemos anteriormente, escolher o melhor colchão para dor na coluna depende de um teste cuidadoso.
Conclusão
Faça o test-drive do seu novo colchão com calma. Tenha certeza que não sente dor em nenhum ponto das costas durante esse teste. Escolha um colchão que permita respeite a curvatura natural de sua coluna. E não esqueça de eliminar fontes de luz e distrações do quarto. Lembre-se que uma vida saudável depende também de noites de sono tranquilas!