Padre Haroldo Rahm (1919-2019†)
Padre Haroldo nasceu em 22/2/1919 no Texas/EUA, com nome de batismo Harold Joseph Rahm. Servia o exército quando iniciou sua vida religiosa como Padre da Jesuíta, pouco antes da 2a Guerra. Ainda nos Estados Unidos desenvolveu trabalhos sociais com jovens que viviam na fronteira com o México.
Chegou ao Brasil em 1965, naturalizando-se brasileiro em 1986. Em 1978, fundou a “Associação Promocional Oração e Trabalho” (APOT) – que em 2009 teria seu nome alterado para Instituição Padre Haroldo Rahm. Sob sua tutela e empreendedorismo nasceram incontáveis projetos sociais. Criou e difundiu o Amor Exigente, grupo de mútuo-ajuda familiar presente em vários países.
Conheci pessoalmente o Padre Haroldo no início de 2016 após escrever para o Instituto criado por ele oferecendo meus serviços profissionais. No dia seguinte recebi um email redigido pelo próprio, dizendo que me ligaria para conversarmos.
Na época já com 96 anos mostrava-se dono de uma mente lúcida e de uma energia e postura indescritíveis.
Até pouco antes de completar seu centésimo aniversário residia na “Casa do Padre”, uma edícula bastante simples dentro do instituto que leva seu nome. Rezava missas e oferecia aulas de Yoga Cristã para os pacientes acolhidos diariamente!
Somente nos últimos meses de sua vida, já fisicamente debilitado e necessitando cuidados especiais, retirou-se para uma residência religiosa.
Padre Haroldo foi um dos pioneiros no acolhimento e tratamento da adicção / dependência química no Brasil. Iniciou um projeto que sobrevive de forma vibrante a seu falecimento.
A comunidade terapêutica do Instituto Padre Haroldo oferece tratamento da adicção em regime fechado multidisciplinar, com a maior parte das vagas destinadas a SENAD (Governo Federal) e Programa Recomeço (Governo Estadual), tendo sido reconhecida internacionalmente como um dos melhores serviços do mundo.
Quem o conheceu certamente tem sua imagem viva em memória sorrindo e dizendo “amor!”.
Encerro como ele terminava nossas comunicações por email “Reze por mim que eu rezo por você. Orações!”.
Leia aqui a matéria publicada no Vatican News, na qual Dom João Inácio Muller, Arcebispo Metropolitano de Campinas declara “Com cada irmão que parte, aprendemos a viver. Gratidão a Padre Haroldo; gratidão e parabéns aos Padres Jesuítas por este luminar. Nele Jesus venceu e a Igreja se regozija. Que Deus continue abençoando os Padres Jesuítas e toda a nossa Arquidiocese”.