Jovem Pan Pela Vida Entrevista Dr. Gustavo Amadera sobre Dependência Química em Adolescentes
(veja o texto na íntegra no blog da campanha Pela Vida ad Jovem Pan pela Jornalista Izilda Alves)
Uma clínica para internar somente adolescentes- a partir dos 12 anos – usuários de drogas. Ficou chocado? É isso mesmo que você está lendo. A situação das drogas no Brasil está tão grave que foi necessário criar uma clínica só para internar adolescente dependente. É a Clínica Confiance, em Bom Jesus dos Perdões, cidade paulista a 40 minutos da capital, que conheci na sexta-feira.
A Confiance fica numa chácara de 20 mil m2 , com árvores centenárias, mata nativa , lago, piscina, patos e gansos. Há três casas para quartos, refeição e laborterapia. Lá estão internados meninos dependentes de cigarro, maconha, cocaína ,lança-perfume e outros solventes. Sabe com que idade experimentaram? Aos 7, aos 8, aos 9 anos com coleguinhas de escola, condomínio ou de rua. São meninos de São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro , Paraná, internados por mandado judicial ou por determinação das famílias. São 22 garotos. Para os pais, ter esta clínica para tratar os filhos é um milagre, de tão rara que é no país. O que deixa todos indignados é que se até menino de 8 anos sabe onde vende drogas, como é que as autoridades ignoram esta grave informação? Por que esses locais de venda são mantidos?
O dono da Confiance, Gabriel Mori, conta que esses meninos ficam internados por seis meses. “A procura é enorme porque na Confiance só adolescente dependente de drogas é internado. Somos procurados pelas prefeituras e por famílias desesperadas.”
Acompanhe a entrevista à Jovem Pan do psiquiatra Gustavo Amadera, que trata os adolescentes, com uma equipe de psicólogas, na Clínica Confiance. Dr. Gustavo Amadera é formado pela Santa Casa de São Paulo, mora na região da clínica Confiance, é perito judicial e também perito da secretaria da Educação.Na Confiance, além de tratamento, os menores têm aulas do curso fundamental.