Depressão Ansiosa (F41.2) – Diagnóstico pela CID10
Apresentamos a definição clínica e critérios diagnósticos para Depressão Ansiosa, descrita na CID10 como Transtorno Misto Depressivo Ansioso, código F41.2.
Trata-se de um diagnóstico utilizado muitas vezes de forma incorreta por especialistas.
Isso porque o código F41.2 da Depressão Ansiosa descreve sobretudo um quadro psiquiátrico LEVE.
Na depressão ansiosa da CID10 existe associação de sintomas depressivos e ansiosos. Contudo estes não se apresentam com intensidade ou gravidade suficiente para justificar os diagnósticos associados de Transtornos Ansiosos e Transtornos Depressivos.
A categoria Transtorno Misto Depressivo Ansioso (ou Depressão Ansiosa) deve ser usada quando ambos os sintomas, de ansiedade e depressão, estão presentes, porém nenhum conjunto de sintomas, considerado separadamente, é grave o suficiente para justificar um diagnóstico.
Se ansiedade grave está presente com um grau menor de depressão, uma das outras categorias para transtornos de ansiedade ou fóbicos deve ser usada.
Quando ambas as síndromes, depressão e ansiedade, estão presentes e são graves o suficiente para justificar diagnósticos individuais, ambos os transtornos devem ser registrados e essa categoria não deve ser usada; se, por razões práticas de registro, somente um diagnóstico puder ser feito, deve-se dar precedência ao de depressão.
Alguns sintomas autonômicos (tremor, palpitações, boca seca, estômago embrulhado, etc.) devem estar presentes, mesmo se apenas intermitentemente; se apenas preocupação ou intranquilidade estiver presente, sem sintomas autonômicos, essa categoria não deve ser usada.
Se sintomas que preenchem os critérios para esse transtorno ocorrem em associação estreita a significativas mudanças de vida ou eventos de vida estressantes, a categoria F43.2, transtornos de ajustamento, deve ser usada.
Indivíduos com essa mistura de sintomas comparativamente leves são frequentemente vistos em cuidados primários, porém existem muito mais casos entre a população geral, os quais nunca vêm à atenção médica ou psiquiátrica.
Inclui: depressão ansiosa (leve ou não persistente)
Exclui: depressão ansiosa persistente (distimia) (F34.1)