Jovem Pan Pela Vida Entrevista Dr. Gustavo Amadera sobre Dependência Química em Adolescentes

(veja o texto na íntegra no blog da campanha Pela Vida ad Jovem Pan pela Jornalista Izilda Alves)

Uma clínica para internar somente adolescentes- a partir dos 12 anos – usuários de drogas. Ficou chocado? É isso mesmo que você está lendo. A situação das drogas no Brasil está tão grave que foi necessário criar uma clínica só para internar adolescente dependente. É a Clínica Confiance, em Bom Jesus dos Perdões, cidade paulista a 40 minutos da capital, que conheci na sexta-feira.

clc3adnica-adolescentes-confiance-2

A Confiance fica numa chácara de 20 mil m2 , com árvores centenárias, mata nativa , lago, piscina, patos e gansos. Há três casas para quartos, refeição e laborterapia. Lá estão internados meninos dependentes de cigarro, maconha, cocaína ,lança-perfume e outros solventes. Sabe com que idade experimentaram? Aos 7, aos 8, aos 9 anos com coleguinhas de escola, condomínio ou de rua. São meninos de São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro , Paraná, internados por mandado judicial ou por determinação das famílias. São 22 garotos. Para os pais, ter esta clínica para tratar os filhos é um milagre, de tão rara que é no país. O que deixa todos indignados é que se até menino de 8 anos sabe onde vende drogas, como é que as autoridades ignoram esta grave informação? Por que esses locais de venda são mantidos?

O dono da Confiance, Gabriel Mori, conta que esses meninos ficam internados por seis meses. “A procura é enorme porque na Confiance só adolescente dependente de drogas é internado. Somos procurados pelas prefeituras e por famílias desesperadas.”

Acompanhe a entrevista à Jovem Pan do psiquiatra Gustavo Amadera, que trata os adolescentes, com uma equipe de psicólogas, na Clínica Confiance. Dr. Gustavo Amadera é formado pela Santa Casa de São Paulo, mora na região da clínica Confiance, é perito judicial e também perito da secretaria da Educação.Na Confiance, além de tratamento, os menores têm aulas do curso fundamental.

 

Publicado por

Dr. Gustavo Amadera

Médico Psiquiatra formado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (CREMESP no. 117.682, RQE no. 26302), membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP – matrícula no. 8465), da American Academy of Psychiatry and the Law (AAPL - id no. 108247), da Society for Neuroscience (SFN – no. 210488011) e da Associação Paulista de Medicina (APM - Inscrição no. 80007838). Ex-Conselheiro do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (COMAD-Atibaia). Perito Psiquiatra credenciado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Tribunal Regional Federal (TRF3/JFSP), Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP e TRT-15) e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (DRS-VII Campinas).